sábado, 21 de janeiro de 2012

Elementos dos Parques

No futuro, serão construídos no Parque Igarassu, os seguintes elementos, que estão presentes em todos os Parques de Estudo e Reflexão no mundo.


O Centro de Trabalho
É um âmbito onde se realizam retiros e jornadas de trabalho pessoal. Para o uso de aprendizes, postulantes à Escola, membros do Movimento Humanista e membros da Mensagem de Silo. Além desses trabalhos, na Sala Multiuso também são realizados eventos abertos, como seminários, oficinas,festas e encontros de intercâmbio.
O Centro de Trabalho é um conjunto de duas construções. Numa delas temos uma Sala Multiuso, de tamanho maior, e outra sala menor, uma cozinha e uma pequena copa. Na outra temos os alojamentos para pernoitar dividido em três quartos tipo suíte com capacidade para quatro pessoas em cada um. A capacidade total é de 8 pessoas nos alojamentos.



A Sala
Desde suas origens, o ser humano vem buscando ou construindo recintos onde seja possível conectar com uma realidade superior. Assim, diversas culturas usaram clareiras em bosques, cavernas na montanha e ilhas, com esse caráter de lugares sagrados.
Construções arredondadas, elípticas, terraços, terminadas com cúpulas, com cones, com agulhas, com minaretes. Entre elas se encontram as grandes “estupas” de forma semi-esférica arrematadas com um conóide, disseminadas hoje pela Índia e outros países da Ásia.
A Sala é inspirada nelas, mas enquanto aquelas são lugares fechados e inacessíveis, nossas salas são abertas, vazias e sem ícones, imagens ou símbolos. Um lugar disponível para ser “preenchido” pelas pessoas. Externamente, se procura elevar os olhos para cima sem interrupções. Interiormente, é um espaço semi-esférico vazio, no qual as pessoas ficam de forma circular e concêntrica, todos no mesmo nível. A forma esférica da sala leva a sentir-se incluído nela e experimentar uma conexão profunda com si mesmo.



A Oficina
Equipada para as práticas dos Ofícios: conservação e produção do fogo, práticas com matérias frios e trabalhos com barro cozido e cerâmica. No futuro próximo será possível trabalhar com metais e vidro.

O Monolito
Inclui-se entre as formas que desde a antiguidade foram chamadas “eixos do mundo” por conectarem o céu e a terra.
Na literatura de distintos povos, escadas, cipós, montanhas e árvores são formas de aceder ao céu. Assim são relatados em vários contos infantis, histórias de magos e livros sagrados. Também nos obeliscos egípcios, símbolos dos raios de seu deus solar, cumpriam essa função. Nos Parques de Estudo e Reflexão o monolito de aço inoxidável fixa as coordenadas espaço-temporais em que esse parque foi criado.



O Portal
Marca o limite entre a externalidade do mundo e a interioridade do ser humano, buscando produzir uma mudança no estado interno de cada um que entra neste lugar. O portal é inspirado nos arcos toril dos santuários shinto. Se elevam indicando uma possibilidade; convidam a superar um limite, a atravessar o umbral para adentar em outros espaços e tempos mentais.


A Fonte 
Tanto nas histórias da criação como na mitologia em geral, a água simboliza a substância primordial da qual nascem e à qual voltam todas as formas.
Tradicionalmente está relacionada com o feminino e a fecundidade.
Por contiguidade, muitos povos consideram sagrados os mananciais e as fontes, que no caso dos jardins islâmicos ocupam um lugar central, reproduzindo os Jardins do Éden.
As fontes dos parques se inspiram nas formas do yoni-lingam da Índia, que representa a união sexual feminina e masculina. O Tantra vê no yoni-lingam a representação suprema do que há de Deus em nós, a energia criativa que se manifesta no pensamento e na capacidade de criar vida.


A Estela
Nas distintas latitudes e momentos históricos, as estelas testemunharam acontecimentos históricos significativos para a época em que foram construídas. Assim, encontramos, por exemplo, as estelas mesopotâmicas, egípcias, sumérias ou maias.
Nos Parques de Estudo e Reflexão as estelas habitualmente contém os nomes, gravados em aço inoxidável, das pessoas que contribuíram para a construção do Parque.


O Centro de Estudos
É um lugar de retiro e de estudo onde os Mestres da Escola pesquisam, meditam e produzem contribuições úteis para a superação do sofrimento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India